Translate

A Espiritualidade




A espiritualidade pode ser definida como uma "propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio. A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa.

A espiritualidade consagra o melhor das mensagens de todas as religiões. A espiritualidade traduz o modo de viver característico de um crente que busca alcançar a plenitude da sua relação com o transcendental.

Cada doutrina religiosa comporta uma dimensão específica a esta descrição geral, mas no aspecto religioso, pode-se traduzir a espiritualidade como uma dimensão do homem como ser naturalmente religioso e que constitui, de modo temático ou implícito, a sua mais profunda essência e aspiração. Porém, há existência de uma espiritualidade inclusive em meio ao ateísmo. André Comte-Sponville fala de uma "espiritualidade sem Deus " no sentido de uma abertura para o ilimitado, um reconhecimento do ser como relativo, mas aberto para o absoluto. Seria o reconhecimento da dimensão misteriosa e ilimitada da existência, que não precisaria passar por alguma explicação religiosa; uma experiência que vai além do intelecto.

Atualmente, a espiritualidade tem sido bastante estudada no que se refere às suas relações com a saúde humana.  A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem aprofundando as investigações sobre a espiritualidade enquanto constituinte do conceito multidimensional de saúde. Atualmente, o bem-estar espiritual vem sendo considerado mais uma dimensão do estado de saúde, junto às dimensões corporais, psíquicas e sociais.

Edgar Morin, considerado um dos principais pensadores contemporâneos e um dos principais teóricos do campo de estudos da complexidade, que inclui perspectivas anglo-saxônicas e latinas, cuja abordagem é conhecida como "pensamento complexo" ou "paradigma da complexidade", diz que é sistemático demais o homem possuir um sapiens ou dois, em sua autodenominação; é preciso acrescentar um demens, ficando: Homo sapiens sapiens demens, o que mostra o quanto é descomedido, louco. Todo homem é duplo: ao mesmo tempo que é racional apresenta certa demência. A  complexidade humana envolve o entrelaçar de coisas que aparentemente estão separadas.

O início do século 20 foi marcado por duas revoluções científicas: a teoria da relatividade e a mêcanica quântica. Ambas obrigaram a humanidade a rever doutrinas e tiveram aplicações nas mais diversas áreas, da filosofia à indústria bélica. A teoria quântica, por exemplo, derrubou certezas da Física e as substituiu pela noção de probabilidade. A relatividade pôs em questão os conceitos de espaço e tempo. Para completar, na termodinâmica, chegou a necessidade de tratar as partículas físicas tanto como corpúsculos quanto como ondas. Quando tudo parecia incerto e relativo, a teoria do caos, já na segunda metade do século, veio, de certa forma, na direção oposta, ao demonstrar que também nos sistemas caóticos existe ordem.

Nesse momento, e pleno século XXI, na Era de Aquários, o homem se depara com uma realidade global que o leva a muitos conflitos e questionamentos, onde pressupõe uma mudança em muitos aspectos da sua realidade, criando novos paradigmas e conceitos sobre sua identidade enquanto ser biopsicossocial e espiritual.

A identidade humana é uma característica de cada ser que permite distinguir um indivíduo de outro, um grupo de outros grupos ou ainda uma civilização de outra. Refere-se, de modo específico, às características próprias de cada um, da espécie humana e da sociedade. Ela marca a cada um, individualmente, e ao mesmo tempo o diferencia enquanto espécie humana de outras espécies.

É um produto de nossa evolução cósmica antropológica e cultural e se constrói de maneira gradativa por meio das interações sociais.

O homem precisa buscar a compreensão do mundo, do humano e da humanidade tendo como base instrumentos de um conhecimento complexo, pois estes têm a pretensão de conceber, inseparavelmente, o diálogo da unidade e da diversidade humana.

O homem dá início à constituição de sua identidade ao entrar em contato com o mundo, transforma a natureza e produz diferentes culturas. A cultura constitui a herança social do ser humano, assim como, as culturas alimentam as identidades individuais e sociais no que elas têm de mais específico. Por isso, as culturas podem mostrar-se incompreensíveis ao olhar das outras culturas, incompreensíveis umas para as outras.

 

Os traços mais marcantes da identidade de cada um, são produzidos no seio de cada cultura, compondo, dessa forma, identidades múltiplas e diferenciadas. Na relação com os outros seres humanos e com as outras culturas, o homem se torna, ao mesmo tempo, semelhante e distinto. Nos traços de cada homem genérico estão, também, os traços de sua especificidade.

Nossa identidade biológica e social liga-se à nossa identidade humana e planetária revelando-se a cultura o capital humano fundamental.

Biologicamente, o ser humano nasce e se desenvolve como um ser ainda não acabado, cabendo à cultura a tarefa de moldar esse homem enquanto indivíduo e enquanto membro de uma espécie e de uma sociedade. As culturas alimentam e moldam as identidades individuais e sociais naquilo que elas têm de mais profundo, contraditório e específico.

No geral, se sabe que o ser humano é algo muito complexo e difícil de entender, e, para compreendê-lo com mais detalhes, apenas é necessário integrá-lo numa cultura, num contexto histórico, mas principalmente, inseri-lo nessa trindade humana, onde não é noção primeira nem última, mas uma noção central da trindade humana. Mesmo contendo a multiplicidade o homem permanece como um sujeito único e, desta forma, os outros moram nele e ele mora nos outros.

Em meio à dualidade e à multiplicidade terrena é único e, consegue inserir em si o diferente.

A sua identidade consegue agregar várias dimensões e características. Sendo assim, a sua personalidade revela uma identidade multiforme, ou seja, cada pessoa é singular, porém, ao mesmo tempo é duplo, plural e diverso.

O homem busca uma explicação plausível quanto sua identidade humana e cultural, tem uma natureza biológica, uma natureza social e uma natureza individual.

A verdadeira complexidade humana só pode ser pensada na simultaneidade da unidade e da multiplicidade. Enfim, somos semelhantes e, ao mesmo tempo, diferentes uns dos outros, por um processo evolutivo biossocial, mas que vai além.

 

O homem se pergunta:

Quem sou?

De onde vim?

Pra onde vou?

 

A busca constante pelo significado da vida só poderá ser compreendida através da espiritualidade a partir da conexão com o Todo ou Algo Maior, traduzindo-se na prática como Equilíbrio, Amor, Paz, Compaixão, Reconexão, Essência, Felicidade e Harmonia.

 

 

 

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do artigo. Muito bom!!!




“A evolução é a escalada infinita.
Cada qual abrange a passagem de acordo com o degrau em que se coloca.”

EMMANUEL


Postagem em destaque

Orí