Translate

Yemanjá




Yemanjá representa o eterno feminino da natureza, a Mãe do Mundo, desde a mais remota antiguidade.
Representava, evidentemente, as águas do abismo, do caos, dado pelo versículo da Gênese: " e o Espírito de Dues se movia sobre as águas".
Yemanjá designa a Mãe, a portadora da vida. No Egito, Mut, no latim, Mater.Yemqnjá tem sua corruptela da forma original - Anamaya.Ana, do caldeu, céu ou luz astral, o sentido de "anima mindi". Mâuâ, do sanscrito, ilusão, o universo físico.Este Orixá está presente na vida manifestada, pois ele é seu intermediário entre um plano e outro. É o portador da vida. a sua maior afinidade está com todas as mães do mundo. Por ser a doadora da vida, Yemanjá etá associada ao mar. No sentido metadfísico é mar primordial, as águas do caosimpregnadas pelo Espírito de Deus. No Cristianismo, o Messias está relacionado com a água e o signo zodiacal de peixes.
Este Orixá atua no chakra frontal; sua cor fluídica é o amarelo pálido, no sincretismo é o azul e branco; seu dia da semana é a segunda-feira, outros a cultuam no sábado; seu elemento é a água,; seu palneta regente é a Lua; seu metal é a prata; suas figuras geométricas são a reta e o círculo.Mãe Iemanjá, Senhora da calunga grande (mar) é sincretizada no Rio de Janeiro com Nossa Senhora da Glória, comemorado em 15 de agosto. Na Umbanda, ela também recebe o título de Senhora da Coroa Estrelada.







Nenhum comentário:




“A evolução é a escalada infinita.
Cada qual abrange a passagem de acordo com o degrau em que se coloca.”

EMMANUEL


Postagem em destaque

Orí