Translate

A Invocação dos Orixás na Apometria






Orixás são aspectos vibracionais diferenciados da Divindade Maior - DEUS. Cada Orixá tem peculiaridades e correspondências próprias: cor, som, mineral, planeta regente, elemento, signo zodiacal, essências, ervas, etc...
Em essência , são altas irradiações cósmicas indiferenciadas, mas ao rebaixarem até o plano onde vive a humanidade e propiciarem a expressão da vida em todo planeta, se tornam aspectos vibracionais diferenciados.

 ETIMOLOGIA
 
  • a divindade que habita a cabeça.                                              
 
COSMOGONIA NAGÔ

 ORI  =  CABEÇA              XA  -  REI
 

ANTIGOS VEDAS



  •  essência associada à cosmogonia universal
PURUSHÁ

 
      HINDUÍSMO                                                                                              

  • ser supremo, o eterno e contempla o próprio ser de que é profundamente conhecedor, a testemunha, a consciência pura,isolada dos sentidos em suas relações com a matéria.
UPANISHADS


 
        ESOTERISMO



  • corruptela de PURUSHA - ORI
  • Luz do Senhor
  • Mensageiro do Senhor



O ser humano é um microcosmo reflexo do macrocosmo. Não é por acaso que o organismo físico contém todos os elementos planetários.


PLANETA     →           HOMEM          →             Ar
                                                                   TERRA
                                                                   FOGO
                                                                   ÁGUA



A ENCARNAÇÃO


Quando o homem encarna, ele recebe a influência de um Orixá - Pai de Cabeça.

ELEDÁ - força cósmica que é regente de frente, responsável por suas características físicas e psicológicas.

JUNTÓS - são Orixás adjuntos e tem especialidades conforme a ordem de influenciação da maior para a menor, em segunda, terceira ou quarta instância e nas laterais esquerda e direita da cabeça.

A COROA MEDIÚNICA  é composta pelo ELEDÁ+JUNTÓS.

Na COROA MEDIÚNICA, ainda atuam os guias e as entidades, que possuem o compromisso com a tarefa abraçada no plano astral antes de reencarnar.
Na Umbanda, os Orixás são energias criativas divinas de alta voltagem sideral, impossíveis de serem expressas e incorporadas pelo meidiunismo.
Pela mecânica da incorporação se manifestam os espíritos falangeiros dos Orixás, que trabalham agrupados por linha que, por sua vez, estão agrupados pela irradiação de cada Orixá.

Os espíritos se apresentam nas formas:

caboclos          pretos velhos          crianças
africanos         orientais                 ciganos


CABOCLOS
  • são espíritos que e apresentam na forma de índios brasileiros ou norte-americanos; têm grande conhecimento no uso de ervas (banhos e chás); na irradiação de Ogum são valentes guerreiros; são entidades simples, diretas e, às vezes, altivas (velhos índios guerreiros); exímios nas limpezas de auras humanas; experientes nas desobsessões e embates com o ASTRAL INFERIOR. 

PRETOS VELHOS
  • são espíritos de negros que nasceram no Brasil e de africanos idosos escravizados e trazidos para o Brasil; símbolos de sabedoria e humildade; com profundo conhecimento dos sofrimentos e aflições humanas; são missionários que consolam com amor; são pacientes; ouvintes das mazelas e choramingas dos encarnados; usam ervas nas suas mandingas e mirongas; suas rezas são poderosas; higienizam o ambiente e dão com a fumaça de seus cachimbos; limpam auras retirando larvas astrais, miasmas e energias negativas; são evangelizadores com seus rosários; doutrinam obsessores; mostram que a caridade se faz através do amor e da humildade.

CRIANÇAS
  • são espíritos que têm muita força na magia; atuam em qualquer tipo de trabalho;possuem forma pueril; despertam alegria e honestidade; elevam a autoestima; transmutam tristezas, mágoas e sofrimentos.

AFRICANOS
  • são falangeiros dos Orixás; nos reportam aos compromissos ancestrais com os Orixás; são ancestrais divinizados; resgatam o passado ancestral da pessoa e o reequilibram diante das Leis Divinas.

ORIENTAIS
  • são espíritos que ensinam ciências ocultas; realizam cirurgias astrais; realizam projeções de consciência; aplicam cromoterapia e magnetismo entre outras práticas para a caridade da cura; são portadores de conhecimentos milenares; possuidores de alta frequência vibratória; criam poderosos campos de força para destruição de magia negativa do passado; libertam espíritos encarnados e desencarnados; incentivam a evolução espiritual por meio de estudo da meditação; conduzem no encontro do CRISTO INTERNO por meio do conhecimento das LEIS DIVINAS nas ações e atitudes humanas aplicadas em ações e atitudes; atuam no mental; fortalecem o discernimento e a consciência crística ( hindus, árabes, marroquinos, persas, etíopes, chineses, egípcios e tibetanos).

CIGANOS
  • são espíritos curadores  e orientadores em questões afetivas e de relacionamento humano; originários em grande parte do Antigo Oriente; cultuam a Natureza; são alegres; festeiros; amantes da liberdade de expressão e fiéis; trabalham com fogo e minerais; utilizam moedas, fitas, pedras, perfumes e outros elementos em suas magias, que se realizam de acordo com datas especiais sob a regência da lua em suas fases.


Existem outras formas de falanges de acordo com a diversidade local como: os boiadeiros ( falange de espíritos ligados à agropecuária), marinheiros (falange ligada aos portos, à navegação) e os baianos ( falange ligada à Bahia e à migração nordestina).
Essas inúmeras formas ocorrem na Umbanda por ser um movimento religioso mediúnico de indução e propicia a manifestação de todas as formas e raças espirituais, segundo o compromisso cármico assumido entre encarnado e desencarnado.


Nenhum comentário:




“A evolução é a escalada infinita.
Cada qual abrange a passagem de acordo com o degrau em que se coloca.”

EMMANUEL


Postagem em destaque

Orí