Translate

Ki - energia vital e psíquica









Um fato que e tornou um consenso entre todas as religiões e ciências é que tudo no Universo é formado pela mesma substância vibratória, uma energia muito sutil, cuja quantidade mínima, indivisível, é chamada de quantum de ação pelos físicos. Sendo assim, matéria, energia e consciência se distinguem apenas pela concentração e taxa vibracional de uma mesma SUBSTÂNCIA UNIVERSAL.
O Taoísmo ensinou que tudo é feito de uma energia sutil que carrega as forças psíquicas e vitais. Os povos primitivos de grande espiritualidade e superstição possuíam a noção de uma força fluídica invisível que preenche a natureza e anima os seres vivos, entrando no corpo pela respiração. 



AR     =    FONTE DE VIDA

Em resumo, qualquer que seja a interpretação do ideograma Ki, ele representa algum tipo de natureza espiritual. Na sua origem, ela representa o aspecto do espírito que se refere à FORÇA VITAL.

 
  ENERGIA K

 K OU Ki  = JAPÃO  
OI = CHINA
PRANA / HARKTI/ KUNDALINI= ÍNDIA     
TI = HAWAÍ
MANA = OCEANIA
AITHER /PNEUMA = GRÉCIA
AETHER/AURA/SPIRITUS = ROMA 

         QUINTESSÊNCIA     VRIL
FORÇA ÓDICA
OREONE
FORÇA VITAL
BIOPLASMA
TELESMA
BARAKA
MAGNETISMO ANIMAL
FOGO CÓSMICO
DRAGÃO DA TERRA
FOGO DA SERPENTE
A FORÇA


  Ki =  ENERGIA VITAL E PSÍQUICA

Na atualidade, temos uma enorme quantidade de interpretações para traduzir Ki.                                                                                                                                    

        éter - substância química
Ki=     aura-irradiação de energia dos organismos vivos
           espírito - diversos estados de consciência   


Ki = energia = força vital = consciência = espírito

Os conceitos de MENTE, ALMA e ESPÍRITO cada vez mais se diversificam, adquirindo sentidos e usos variados:

ESPÍRITO é o sopro da vida, a energia etérea que anima o corpo.

MENTE  consciência individual de cada animal; conjunto de seus pensamentos, sentimentos e sensações, sendo baseada no cérebro.

ALMA  dá característica à mente, ou seja, da preposição psicológica que é a essência de cada ser. através da mente, a alma interage com o mundo. Os efeitos dessa interação refletem na mente, mas jamais alteram a alma.

Ki como energia vital  é a força da vida, a energia imaterial onipotente que no seu fluxo anima todos os seres vivos e permeia o Universo, ligando todas as coisas como um todo. É a energia básica que media o FÍSICO com o ESPIRITUAL. Sendo fluida e onipresente, os antigos a consideravam o próprio ar. Sua qualidade determina sua cor, que pode ser ista por um sensitivo.

Ki como energia psíquica  a força do fluxo Ki sobre um organismo é diretamente proporcional à quantidade dos pesamentos e sentimentos. Pensamentos negativos restringem o fluxo de Ki em pontos do organismo gerandos doenças.
A mente não é só cérebro, é um centro funcional, mas o sistema nervoso estende a consciência e subconsciência a cada órgão e tecido do corpo. A mente se estende num sutil campo de energia de cerca de 60 a 90 cm, chamado AURA, por isso corpo e mente não podem ser analisados separadamente.

Os conceitos e princípios de Ki

a) Conceito: é uma causa,que pode parecer fantasiosa. O conceito original é METAFÍSICO.

b)Princípios: são consequências reais que ainda não foram explicados cientificamente, são fenômenos reais que se forem explicados pela ciência, dará um novo conceito a Ki, substituindo a causa metafísica.

Um comentário:

Ângela Oliveira disse...

Muito esclaredor esse texto.




“A evolução é a escalada infinita.
Cada qual abrange a passagem de acordo com o degrau em que se coloca.”

EMMANUEL


Postagem em destaque

Orí