Um fato que e tornou um consenso entre todas as religiões e ciências é que tudo no Universo é formado pela mesma substância vibratória, uma energia muito sutil, cuja quantidade mínima, indivisível, é chamada de quantum de ação pelos físicos. Sendo assim, matéria, energia e consciência se distinguem apenas pela concentração e taxa vibracional de uma mesma SUBSTÂNCIA UNIVERSAL.
O Taoísmo ensinou que tudo é feito de uma energia sutil que carrega as forças psíquicas e vitais. Os povos primitivos de grande espiritualidade e superstição possuíam a noção de uma força fluídica invisível que preenche a natureza e anima os seres vivos, entrando no corpo pela respiração.
AR = FONTE DE VIDA
Em resumo, qualquer que seja a interpretação do ideograma Ki, ele representa algum tipo de natureza espiritual. Na sua origem, ela representa o aspecto do espírito que se refere à FORÇA VITAL.
ENERGIA K
K OU Ki = JAPÃO OI = CHINA PRANA / HARKTI/ KUNDALINI= ÍNDIA TI = HAWAÍ MANA = OCEANIA AITHER /PNEUMA = GRÉCIA AETHER/AURA/SPIRITUS = ROMA | QUINTESSÊNCIA VRIL FORÇA ÓDICA OREONE FORÇA VITAL BIOPLASMA TELESMA BARAKA MAGNETISMO ANIMAL FOGO CÓSMICO DRAGÃO DA TERRA FOGO DA SERPENTE A FORÇA |
Ki = ENERGIA VITAL E PSÍQUICA
Na atualidade, temos uma enorme quantidade de interpretações para traduzir Ki.
éter - substância química
Ki= aura-irradiação de energia dos organismos vivos
espírito - diversos estados de consciência
Ki = energia = força vital = consciência = espírito
Os conceitos de MENTE, ALMA e ESPÍRITO cada vez mais se diversificam, adquirindo sentidos e usos variados:
ESPÍRITO ⇢ é o sopro da vida, a energia etérea que anima o corpo.
MENTE ⇢ consciência individual de cada animal; conjunto de seus pensamentos, sentimentos e sensações, sendo baseada no cérebro.
ALMA ⇢ dá característica à mente, ou seja, da preposição psicológica que é a essência de cada ser. através da mente, a alma interage com o mundo. Os efeitos dessa interação refletem na mente, mas jamais alteram a alma.
Ki como energia vital ⇢ é a força da vida, a energia imaterial onipotente que no seu fluxo anima todos os seres vivos e permeia o Universo, ligando todas as coisas como um todo. É a energia básica que media o FÍSICO com o ESPIRITUAL. Sendo fluida e onipresente, os antigos a consideravam o próprio ar. Sua qualidade determina sua cor, que pode ser ista por um sensitivo.
Ki como energia psíquica ⇢ a força do fluxo Ki sobre um organismo é diretamente proporcional à quantidade dos pesamentos e sentimentos. Pensamentos negativos restringem o fluxo de Ki em pontos do organismo gerandos doenças.
A mente não é só cérebro, é um centro funcional, mas o sistema nervoso estende a consciência e subconsciência a cada órgão e tecido do corpo. A mente se estende num sutil campo de energia de cerca de 60 a 90 cm, chamado AURA, por isso corpo e mente não podem ser analisados separadamente.
Os conceitos e princípios de Ki
a) Conceito: é uma causa,que pode parecer fantasiosa. O conceito original é METAFÍSICO.
b)Princípios: são consequências reais que ainda não foram explicados cientificamente, são fenômenos reais que se forem explicados pela ciência, dará um novo conceito a Ki, substituindo a causa metafísica.
Um comentário:
Muito esclaredor esse texto.
Postar um comentário