Translate

A Umbanda e o Universo

A Umbanda e o Universo Através dos tempos o homem busca uma explicação para todas as coisas que o cercam. A incompreensão sobre seu mundo, sempre lhe levou a uma investigação, quer científica ou mística. Questionamentos sobre o Universo ainda hoje, na Era de Aquários, fascinam o homem que aos poucos, lhe tem desvelados os mistérios que o ajudam a tecer através dos tempos, sua história. À príncipio, iremos dar uma volta ao passado, revendo como o homem vem explicando sua relação com o Universo. Os gregos, procuravam responder as perguntas sobre o desconhecido pelo método científico da investigação. A Geometria era a base para todas as coisas e, o círculo, era a forma perfeita. Seus deuses se assemelhavam aos deuses africanos e tentavam explicar o mundo através de seus mitos e suas histórias fantásticas. Para Homero, o Universo era o Éter, a Terra era plana e abaixo da superfície ficava a morada dos mortos. Entre o Éter e a Terra, estava o ar e, em volta da superfície, as águas, como um grande rio a circundando.



Thales de Miletus (640 AC), pode ser considerado como o “Pai da Astrologia Grega”. Para ele a Terra flutuava sobre a água. Já a teoria filosófica de Anaximander (610 AC), nos fala de tudo se originário de uma massa primária e que tudo se originou quando houve a separação do calor e do frio. O fogo foi considerado com o princípio ativo de todas as coisas, por Heráclitus ( 540 AC). Já para Anaxímenes (525 AC), a Terra era plana e flutuante no ar infinito. Porém, lá pelos anos de “500 AC”, Anaxágoras, defendia a teoria da superioridade humana. A mente controlava o Universo. Pitágoras (580 AC) foi além da filosofia natural, juntou a ela o misticismo. Tinha como base a Geometria. Para ele:

o ponto = 1
uma reta vertical = 2
uma reta horizontas =3
um quadrado = 4 1 + 2 + 3 + 4 = 10 ( SAGRADO E ONIPOTENTE)

Já Demócrito, investigou sobre uma matéria indivizível, infinitamente pequena, eterna, idestrutível, o átomo. ÁTOMOS = MOVIMENTO CAÓTICO = COLISÕES = MUNDO Aristósteles ( 384 AC), concluiu que a Terra era composta por 4 elementos: TERRA – AR – ÁGUA - FOGO Esta teoria foi abraçada por Tomás de Aquino e serviu como bases para a Igreja Católica.] A Terra é o centro do Universo, envolta poe 10 esferas compostas por uma substância transpatrente, o Universo é eterno e existe o REINO DOS CÉUS.




Com os estóicos, a idéia de Universo é a de uma entidade orgânica viva. O cosmo estrelado é finito eo além do Cosmo, é vazio. Existe um princípio ativo que dirige o Univarso e a razão e a alma, estão subordinados a ele. LOGOS PODER DIVINO ORDENA E DIRIGE O UNIVERSO Esta visão cosmológica dos estóicos teve grande influência por cerca de 2000 anos. Serviu como fundamento para o Universo vitoriano do séc. XIX. Já com Xenófanes (570 AC), na Escola Eleática, o Universo é singular, eterno e inalterável. A natureza é uma unidade imutável; criação/ variedade/ mudança/ movimento é tudo ilusão dos sentidos. O TODO É UM.


Na visão umbandista, o Universo é material ( espaço e tempo) e espiritual ( dimensão independente. 
O AUÊ (mundo material) e o ORUM ( mundo espiritual) na visão africana.
AYÊ é a realidade da nossa consciência ( eletricidade, gravidade, calor, luz, ondas de rádio, radioatividade, som, etc...) e o nosso tempo é o presente.
No Universo espiritual, o ORUM, encontramos o espírito onde se manifesta a inteligência.

Em Kardec, vamos encontrar a definição de espírito como um princípio inteligente. A inteligência é um atributo do espírito. Todavia, ambos se confundem num princípio comum para nós.
Para Kardec, Deus está acima de tudo. A Trindade Universal é:

DEUS - ESPÌRITO - MATÉRIA

Os yorubás também têm essa concepção de Universo. Acima de AYÊ E ORUM, está LORUM (DEUS) e há interção desses dois universos, material e espiritual.
O espírito age sobre a matéria e ambos, são princípios diferentes, existem em Universos diferentes e com características diferentes e se definem em dois campos distintos: CAMPO ETÉRICO E CAMPO ESTRUTURAL.


Nenhum comentário:




“A evolução é a escalada infinita.
Cada qual abrange a passagem de acordo com o degrau em que se coloca.”

EMMANUEL


Postagem em destaque

Orí