Translate

Xangô









Xangô, curruptela de Sham e Naga, significa o equilíbrio cármico (sham) e Dragão da Sabedoria, um Iniciado (Nagô). É portanto, o Orixá da balança cármica, o comandante das almas.
Atua no chakra cardíaco, seu dia da semana é a quarta-feira; seu metal é o estanho; sua cor fluídica é o marrom; sua figura geométrica é o quadrado e seu palneta regente é Júpiter.
Prepondera sobre as quatro classes de espíritos da natureza, principalmente os gnomos e as ondinas. Tem grande poder de penetração no subsolo do planeta, nas montanhas e pedreiras (mundo mineral).
Dentro dessa linha encontramos um grande agrupamento de entidades, impropriamente chamado de "Linhas das Almas".
Na verdade, as entidades dessa linha estão em nível de protetores, que foram grandes magos e se especializaram dentro da Umbanda e nos trabalhos de Magia Branca, combatendo frontalmente a Magia Negra. São raríssimos os médiuns que incorporam esses Magos, que são exímios magistas, conhecendo todos os segredos da Cabala, da alquimia e astrologia.
Em geral, o que encontramos como entidades incorporantes nos centors de Umbanda, são os caboclos de Xangô.
São ervas de Xangô: colônia, maria-nera, folhas de limoeiro, erva moura, fedegoso, lírio de cachoeira, folhas de cafeeiro, folhas de mangueira, abacateiro, goiabeira, parreira e erva de xangô.
As essências são a mirra e o heliotrópio.
Xangô é o Orixá da ordem, da justiça social, dos tratados, dos raios e tempestades, do trovão, exímio controlador das faíscas e descargas elétricas.
Para o contexto umbandista, Xangô é morador no alto de uma colina, em uma pedreira. Ele carrega o Livro Sagrado (as Escrituras) e as Sete Chaves da Sabedoria. Um leão feroz está sempre ao lado de Xangô. Do alto da pedreira, Xangô controla todas as forças naturais por intermédio dos astros, que respeitam a sua vontade.
Nos terreiros de Umbanda, é representado por um machado, com o qual cruza o ambiente, protegendo da infelicidade todas aqueles que o procuram.
No sincretismo religioso, é representado por quatro santos:
1- São João Batista - Xangô de Ouro (uma espécie de menino)
2- São Pedro - Xangô Alafim
3- São Jerônimo - Xangô Agodô
4- São José - Xangô Aganju
Os sete chefes de legiões são:
1 - Xangô-Kao
2 - Xangô Sete Montanhas
3 - Xangô Sete Pedreiras
4 - Xangô da Pedra Preta
5 - Xangô da Pedra Branca
6 - Xangô Sete Cachoeiras
7 - Xangô-Agodô


2 comentários:

Anônimo disse...

Prezada Guardia,

Seu blog é muito belo! Os textos sao muito bem escolhidos e tem grande conteudo religioso, filosofico e artistico! Parabens!

Que Deus continue a lhe iluminar, o Mestre Jesus a lhe orientar e o senhor dos caminhos possa lhe guardar. E que todos os SagradoS OrixaS, mentores, guias e protetores de aruanda possam continuar ao seu lado, com nossa muito amada IanSa trazendo muitaS FloreS e Luz em seu caminho!

Seu blog é tao eSpecial, ate na muSica do filme "algum lugar do paSSado" ... O filme e muito legal (e eSSe o filme?)

Convido vc a aSSiStir noSSa humilde homenagem:

http://www.youtube.com/watch?v=U5KW0EZRvfo

Sarava! Na luz da Sagrada Umbanda!

Filhodexango

Guardiã de Yansã disse...

Muito obrigada, filho de Xangô, pela bela homenagem. Nosso humilde objetivo é divulgar a nossa querida Umbanda, para que seja compreendida como a Luz Sagrada do 3º milênio. Que Xangô, com a sua justiça e sabedoria, o abençõe hoje e sempre. Muito AXÈ, para você. SARAVÁ!!!




“A evolução é a escalada infinita.
Cada qual abrange a passagem de acordo com o degrau em que se coloca.”

EMMANUEL


Postagem em destaque

Orí