Translate

Pai Tomé de Aruanda

Povo de Aruanda (229)



"Tenha como exemplo o Universo
como prece, o trabalho
como fé o amor
como religião, a caridade."
Babajiananda
(Pai Tomé de Aruanda)


Alguns perguntarão como pode um preto-velho ser um espírito de tanta sabedoria?
Com o passar do tempo, estudando e pesquisando diversas fontes, concluimos que pretos-velhos são como querubins.
Espíritos portadores de sabedoria milenar, se apresentam numa roupagem tão modesta para nos ensinar que a humildade é o caminho para a perfeição.
No livro Umbanda, essa Desconhecida, de Roger Feraudy encontramos um vasto conhecimento de Umbanda através dos ensinamentos de Pai Tomé de Aruanda, que nos permitiu compreeendê-la em sua origem, fundamento e generalidades.
Outros autores, como Norberto Peixoto, nos trazem ensinamentos transmitidos por Ramatis, num tempo em que Babajiananda foi um de seus discípulos.
Outros pretos-velhos, nos surpreenderam como Pai Joaquim de Aruanda, Vovó Maria Conga e Pai Benedito.
De um jeito simples, eles nos falam sobre a Lei de Deus e o princípio de todas as coisas, indo além do religare com Deus, nos dando ensinamentos e explicações científicas.
Como espíritos ascencionados, esses pretos-velhos peregrinam pelos terreiros de Umbanda, muitos em corpos de ilusão - que necessitam de olhos de lince para ver o que se pode encontrar além daquela roupagem simples e singela - esperando de seus filhos a compreensão de que a caridade é o caminho para a evolução espiritual.
Quantos de nós já não nos sentamos em frente de um preto-velho ou de uma preta-velha em busca de consolo e saimos aliviados e com esperança de dias melhores?
São tantas vovós, vovôs e tias nos consolando e nos ajudando a curar as nossas dores.
Filho de fé sabe que quem caminha com preto-velho vai devagarzinho mas nunca fica no caminho.
Olhemos para esses espíritos com um olhar mais atento e com ouvidos bem abertos, pois eles são enviados do Pai para que a humanidade terrena se regenere e se torne melhor.

Saravá todo preto-velho.
Adorei as almas.

Nenhum comentário:




“A evolução é a escalada infinita.
Cada qual abrange a passagem de acordo com o degrau em que se coloca.”

EMMANUEL


Postagem em destaque

Orí