Translate

Yansã





Oyá, também conhecida como Yansã, provém do nome do rio na Nigéria, onde seu culto é realizado, atualmente chamado de rio Níger.
É uma divindade da Mitologia Yoruba, é a divindade do fogo, como Xangô, mas também é relacionada ao elemento ar, regendo os raios.
Assim como a Obá, Oyá também está relacionada ao culto dos mortos, onde recebeu de Xangô a incumbência de guiá-los a um dos nove céus de acordo com suas ações
Para assumir tal cargo recebeu de Oxóssi uma espécie de erukerê especial, chamado de Eruexim, com o qual estaria protegida..
Yansã tem temperamento mais agressivo e recebeu seu nome de Xangô, que faz referência ao entardecer.
Yansã quer dizer "A mãe do céu rosado" ou "A mãe do entardecer".
Ela é o estereótipo ideal de uma mulher que muda e se arrisca sem medo, além de enfrentar seus problemas e que, de fato, não tem receio de lutar em suas batalhas diárias.
A mitologia conta que Oyá ajudava Ogum a forjar metais e outros objetos utilizados como ferramentas de trabalho. Algumas vezes, a Orixá também forjava armas para guerrear junto a Ogum, e assim viviam os dois apaixonados pela manipulação de armas e combate. Juntos, Oyá e Ogum tinham até mesmo adotado Logunedé, que era um filho perdido de Oxum. Até que um dia Xangô apareceu para visitar Ogum, que é seu irmão. No momento em que encomendava novas armas, Yansã avistou Xangô e foi amor à primeira vista. Ela abandonou Ogum e Logunedé e passou a ser uma das esposas de Xangô.
Depois desse ocorrido, a Orixá também passou a coordenar lutas ao lado de Xangô. Ela se tornou a responsável por limpar o mundo utilizando a força do vento. Oyá se tornou encarregada pelo vento que anuncia a chegada de Xangô, junto aos trovões e raios.
Yansã se apaixonava frequentemente, Xangô não foi seu único amor. Ela também viveu com Exu, Oxaguiã, Obaluayê e Oxóssi.
Oyá é representada no Catolicismo por Santa Bárbara. No Catolicismo, Santa Bárbara é conhecida pelo enorme ciúmes que seu pai Dióscoro tinha. Com a intenção de resguardar a filha de todos os pretendentes que apareciam, Dióscoro trancou Santa Bárbara em uma torre.
Na torre em que ela estava trancada, havia duas janelas. Foi então que Santa Bárbara pediu para construírem uma terceira janela e assim representar a Santíssima Trindade. Durante a cerimônia de batismo de Santa Bárbara, ela conseguiu fugir de seu pai, mas foi capturada posteriormente por um pastor que a levou ao tribunal sem nenhuma vestimenta. Foi quando o milagre aconteceu: sob a pele nua apareceu milagrosamente um manto suntuoso.
Mesmo após o milagre, o pai de Santa Bárbara a matou e teve como castigo uma morte imediata causada por um raio logo após o assassinato de sua filha. A morte do pai através do raio é o que sincretiza Santa Bárbara em Yansã, já que é o seu símbolo dos fenômenos climáticos.
Yansã é celebrada no dia 4 de dezembro, sendo que seu dia da semana é quarta-feira. Em suas celebrações, é utilizado elementos nas cores vermelho e amarelo. Há ainda as oferendas, que podem ser feitas em suas comidas preferidas: acarajé e abará.
A saudação mais conhecida é Eparrey Yansã, que é o mesmo que “olá” com grande admiração. A expressão também pode aparecer em alguns casos como “Eparrêi”.
Em Salvador( Bahia, BR), Oyá ou Yansã é sincretizada com Santa Bárbara que é madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados. É homenageada no dia 4 de dezembro na Festa de Santa Bárbara da Igreja Católica. É um grande evento sincrético, composto de missa, procissão feita por católicos e praticantes do Candomblé, além das festas nos terreiros, o caruru de Iansã, samba de roda e apresentação de grupos de capoeira e maculelê.

Oração de Yansã




Êparrei Yansã!”




Nenhum comentário:




“A evolução é a escalada infinita.
Cada qual abrange a passagem de acordo com o degrau em que se coloca.”

EMMANUEL


Postagem em destaque

Orí