Translate

As vibrações de Exú





Cada um dos Exus-Guardiões se desdobra em seis com o mesmo nome, que são individuazados e incorporantes. Denomina Exus Coroados, e têm o grau de Chefe de Legião. São em número de 42. Esses Exus dedicam-se à prática do bem, e servem para policiar o baixo astral, seguindo a ordem dos Orixás, e também para atuar no mesmo campo e com as mesmas armas dos quimbandeiros, para anular a magia negra. Eles, por sua vez, se desdobram cada um em seis, trabalham sob suas ordens, num total de 252, chamados Exus Batizados (porque têm nomes particulares) ou Chefes de Falange. Também são incorporantes. Estes igualmente se desdobram em seis cada um, constituindo um total de 1.512 Exus. Entre eles também se incluem as entidades artificiais denominadas “compadres” ou “comadres” (que vibram na mesma faixa em que se manifestam os exus).

As entidades que se costuma designar como Exus Pagãos se refere a espíritos humanos desencarnados, de pouquíssima evolução espiritual. São os tradicionais “espíritos trevosos”, obsessores ou sofredores. Não pertencem à categoria dos Exus, e o fato de lhes atribuírem essa denominação é que deu origem à crença vulgar de que o Exu é uma entidade involuída e malévola. São também conhecidos como ‘quiumbas” ou ainda “rabos de encruza”, na gíria dos terreiros.

A diferença entre Exu e “compadre” ou “comadre” é que Exu é o ser impessoal, o Agente Mágico Universal. Compadre é o pensamento-forma, cnado individual ou coletivamente uma egrégora capaz de atuar numa coletividade, dependendo sua perfeição ou imperfeição do criador e criadores dessas formas. Os compadres, tão comuns e familiares nos terreiros, estão situados na faixa yibratória dos Exus, variando de grau conforme a finalidade ou atuação que tiverem. As imagens, guardadas em casinholas de barro ou madeira, fechadas à cadeado para não poderem sair e praticar algum mal, são reminiscências de crendices e superstições que só servem para atrasar evolutivamente os aparelhos que assim procedem e atrair uma infinidade de ”quiumbas” ou ”rabos de encruza”, com toda sorte de obsessores. Essas imagens representam o “compadre” interesseiro, astuto e cruel, que é bom para uns e mau para outros, dependendo dos presentes ou dos agrados, é claro, mostrando dessa forma a que ponto pode chegar a ignorância humana em fazer de um culto que diz ser divino — e de fato o é — um balcão de negócios não muito lícitos, de conduções ilógicas e sem coerência do ponto de vista da razão e da Lei Suprema, que é perfeita, lógica e absoluta. Esse é. o Compadre Vermelho, obsceno e de moral duvidosa que, qual negociante astuto, faz os melhores negócios, fumando os maiores e melhores charutos e sempre encharcado de cachaça. Essa é a grande diferença entre o ser impessoal, fluido cósmico, que comanda outras entidades afins, reguladas por leis imutáveis de evolução e o boneco fantasmagórico que, como é representado, só pode ser produto da invenção dos homens.

Concluindo, o Exu é uma faixa vibratória onde se agrupam de três graus. O Compadre, forma criada, quando atinge essa faixa, essa vibração, subordina-se suas leis e corrente evolutiva. Passa a ser comandado pelo Chefe da Legião subordinado ao Orixá correspondente. Tem direitos e deveres. Tem responsabilidade de policiamento no baixo astral. Entra numa corrente evolutiva com finalidades precisas. Mesmo como Compadre, não é um irresponsável. Os outros, os “compadres vernelhos”, não estão situados nessa faixa vibratória. São obsessores, vampiros, entidades negativas e que não têm a menor ligação com a Umbanda. Pertencem exclusivamente à Quimbanda. Para que fique bem clara a hierarquia dessas entidades, teríamos:
1 - Exu Guardião (Os sete intermediários dos Orixás) 2 - Exus Coroados — 42 Chefes de Legião, com o mesmo nome de cada, um dos sete Guardiões. 3 - Exus Batizados — 252 Exus, chefes de falanges 4 - 1.512 Exus, incluindo os Compadres e Comadres
Srs Exus e suas falanges
Sr. Sete Encruzilhadas : Exu de serventia de Oxalá, trabalha nos entrecruzamentos vibracionais rompendo barreiras de toda e qualquer ordem, abrindo caminhos fechados no âmbito material ou astral, corta demandas, ações contundentes sobre o corpo astral ou de atuação espirítica "mandada", na atuação de vários negativos e descargas em especial aos Filhos de Oxalá. Sr. Tranca Ruas : Exu de serventia de Ogum - no corte de negativos e desmancho ou neutralização de trabalhos de baixa magia trabalha também fechando o caminho das almas insubmissas que não querem ou não conseguem enxergar a luz. Sua falange também atua em abrir caminhos fechados, cortam correntes de intrigas, ódios, vinganças, liberam cargas negativas de casos afetivos conturbados, e realizam descargas gerais ou desimpregnação com os filhos de Ogum. Sr.Marabô : Exu de serventia de Oxossi - tem sua legião trabalhando no corte de trabalhos de magia negra. Sua poderosa legião também atua no corte de trabalhos ou correntes negativas em pessoas que sintam-se atingidas por espíritos perturbadores - Kiumbas, promovem descargas em pessoas atingidas por despeitos com repercussão no emocional (queda de posição financeira, desemprego etc.), cortam demandas. São descarga dos filhos de Oxossi. Sr. Gira-mundo: Exu de serventia de Xangô, trabalha no corte de negativos e desmancho de trabalhos de baixa magia cortando correntes numa situação tormentosa, de correntes de atrito de ordem astral percebendo-se males cardíacos; desenrola (dentro da linha justa) casos arrastados na justiça tendo trabalhos de magia interferindo no andamento e descarga e desimpregnação nos filhos de Xangô. Sr. PINGA FOGO : Exu de serventia de Yorimá (Pretos-Velhos "o primado da Magia"). Este chefe de Legião tem sua característica no trabalho que realiza no corte de bozós - trabalhos de magia negra na calunga(cemitério, casa grande, reino do pó etc.). Também atua no corte de correntes vindas de almas penadas, aflitas, desesperadas. Corta tudo que for relacionado que se usa menga, ejé (sangue) de sacrifícios de animais, bonecos, agulhas, dedal, alfinete, enfim, tudo que se relaciona com o Reino do Bruxedo. São conhecidos como Exus das Almas, tão decantados, mal interpretados e mistificados. Um exemplo de atuação dos exus das almas é exatamente no cemitério pois lá entra quem já não pode sair e muitas vezes não queria estar lá (também acontece de não saber do que acontece mas aí é um outro caso) então se renegam e tentam "tumultuar"; outro sim, seres e larvas astrais que desejam mais do que nunca reformarem seus corpos astrais necessitam de carbono e onde há muito carbono? Isso, lá na calunga, com sangue, vísceras e tudo o que pode ser usado por eles para se "alimentarem". Também estão, os exus das almas, onde há cruzeiros, profusão de sangue (abatedouros) e em portais de comunicação com outros mundos. Sr. Tiriri :Estes exus de serventia das Crianças trabalham cortando correntes passionais, de falsidade, traições e vencem demandas que alteram a paz interir; desmancham trabalhos onde se usa animais sacrificados e combatem os kiumbas que queiram se passar por Exu Mirim, fato muito NORMAL em algumas casas de "santo". Seu corpo astral os permite se infiltrar por onde muitos não conseguem, muito respeitados em face de sua aparência pois realizam verdadeiros "milagres" quando invocados. Sra. Pomba Gira: As entidades espiríticas que tomam esse nome (não sendo os pobres kiumbas) não são a Mulher de seis homens e sim a ÚNICA mulher dentre os seis. Seus serviços abrangem muitas áreas e dentre as quais se destacam o frenamento de íncubos e súcubus (vampiros machos e fêmeas que se alimentam de baixas paixões). Cortam magias de amarrações, trabalhos para desmanchar casamentos e descarga nos filhos de Yemanjá. Exu é uma força de caráter masculino, é ativo, yang.É tido como agente mágico da natureza, correspondente às forças do equilíbrio. como figura mitológica ou simbólica, Exu está intercalado nas encruzilhadas vibratórias, nos entroncamentos energéticos. Sob essa perspectiva, podemos entender que guardiões, mesmo os de hierarquia superior, representam a ordem, o ponto de equilíbrio, onde cessa o conflito entre o bem e o mal, entre a luz e a sombra. Exu age de acordo com a justiça, sem se pautar pelas noções de bem e mal desenvolvidas pelos encarnados.As pombajiras, algumas vezes temidas e, em outras, vistas como representrante de uma força mágica, sâo o correspondente feminino de Exu.
Pombojira é o elemento feminino, passivo, yin.

Nenhum comentário:




“A evolução é a escalada infinita.
Cada qual abrange a passagem de acordo com o degrau em que se coloca.”

EMMANUEL


Postagem em destaque

Orí